Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Indústria empaca na falta de modernização, inovação e mão de obra preparada Há um longo caminho a ser percorrido para que o setor, que fechou mais de 200 mil postos de trabalho nos últimos dois anos, dê o salto desejado a fim de ajudar o Brasil a se livrar da triste sina de crescer pouco

Deco Bancillon

Publicação: 02/01/2014 08:44 Atualização: 02/01/2014 09:12

Ainda não será em 2015, quando o próximo presidente da República tomar posse, que a indústria retomará o papel de motor do crescimento econômico. Apesar de os candidatos ao Palácio do Planalto, incluindo a presidente Dilma Rousseff, apostarem todas as fichas de que, com o dólar mais alto, as fábricas brasileiras ficarão mais competitivas, há um longo caminho a ser percorrido para que o setor, que fechou mais de 200 mil postos de trabalho nos últimos dois anos, dê o salto desejado a fim de ajudar o Brasil a se livrar da triste sina de crescer pouco.

Primeiro: não foi apenas o real que perdeu valor ante o dólar, o que, em tese, barateia os nossos produtos destinados ao mercado internacional. Todas as demais moedas de países emergentes, com forte presença no comércio internacional, também se desvalorizaram frente à divisa norte-americana. Ou seja, as mercadorias da Coreia do Sul, da Índia, da Tailândia, da Indonésia e do México também ganharam competitividade. Segundo: para realmente decolar, a indústria terá de passar por um choque de modernidade, com foco em inovação e em pesquisa, e pela qualificação e pelo aumento da produtividade da mão de obra. Mesmo com mais anos de estudo que há uma década, o trabalhador brasileiro permanece pouco produtivo.

Leia mais notícias em Economia

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.