Economia
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Usuários de plano de saúde têm dificuldade para obter remédio contra câncer Os pacientes com câncer podem ter de lidar com muita burocracia para garantir o acesso aos medicamentos custeados pelos convênios

Bárbara Nascimento

Publicação: 03/01/2014 08:32 Atualização:

Apesar das conquistas adquiridas pelos beneficiários de planos de saúde com o novo rol de cobertura obrigatória — que entrou em vigor nessa quinta-feira (2/1) —, os pacientes com câncer podem ter de lidar com muita burocracia para garantir o acesso aos medicamentos custeados pelos convênios. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como o tratamento da doença é de alta complexidade, as operadoras dispõem de um tempo maior para fazerem a liberação. A espera, porém, só se justifica na primeira vez que os pacientes solicitarem os remédios. Têm direito a eles usuários com contratos, no mínimo, ambulatoriais.

Além disso, caso o conveniado faça tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou com um médico não cadastrado no plano, a operadora pode exigir que o consumidor se consulte com um profissional credenciado, que dará um relatório detalhado da doença e do tratamento a ser seguido. “A pessoa pode optar por continuar recebendo o remédio do SUS e, assim, a empresa terá de reembolsar o sistema público. Se o beneficiário quiser garanti-lo pelo convênio, o ideal é que tenha um receituário recente, com a dosagem correta e os medicamentos associados necessários”, explicou a gerente de Assistência à Saúde da ANS, Karla Coelho.

Leia mais notícias em Economia

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: GILMAR PEREIRA
nunca vai ter nada | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.