Economia

Loja de móveis sueca abandona meta de dobrar vendas em oito anos

"As vendas não cresceram tão rápido quanto esperávamos", disse o presidente Ingka Holding, que compreende todos os negócios da Ikea

Agência France-Presse
postado em 07/01/2014 13:59
Estocolmo - A loja de móveis sueca Ikea disse nesta terça-feira (7/1) que reduziu sua meta de dobrar as vendas entre o ano fiscal de 2012-2013 e 2020. "Nosso objetivo mostrou ser, até agora, muito agressivo", disse Goeran Grosskopf, presidente da Ingka Holding, que compreende todos os negócios da Ikea, ao jornal de finanças sueco Dagens Industri. "As vendas não cresceram tão rápido quanto esperávamos".

[SAIBAMAIS]A Ikea registrou vendas de 27,9 bilhões de euros no ano fiscal que acabou em agosto, apenas 3,1% a mais que no ano anterior. No período 2011-2012, o crescimento atingiu 9,8%, o mais alto em seis anos. "A principal razão é que a economia mundial não evoluiu com a força que esperávamos", disse Grosskopf.



No ano passado, o fundador da Ikea, Ingvar Kamprad, conhecido por sua relutância em falar com a imprensa, criticou o projeto da companhia de abrir 25 lojas por ano, o que considerou muito ambicioso. Com 87 anos e sofrendo problemas de saúde, Kamprad deixou várias de suas funções na empresa, mas ainda é ouvido na Ikea. Fundada em 1943, a Ikea possui 303 lojas em 26 países e 139 mil funcionários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação