Economia

Ministro da Agricultura anuncia safra recorde de 200 milhões de toneladas

Antônio Andrade disse que Brasil deve superar EUA este ano e se tornar maior produtor mundial de soja

Simone Kafruni
postado em 09/01/2014 11:11
Brasil deve superar os Estados Unidos na produção de sojaNa divulgação do quarto levantamento da safra brasileira de grãos, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, afirmou, nesta quinta-feira (9/1), que a estimativa para 2014 é de uma produção de 196,7 milhões de toneladas de grãos, com a real possibilidade de atingir o recorde histórico de 200 milhões de toneladas. Andrade destacou que o principal motivo para o otimismo é o aumento na produtividade da soja, que pode alcançar 95 milhões de toneladas este ano, o que deve tornar o Brasil o maior produtor mundial do grão, superando os Estados Unidos.

;O Brasil está ocupando o espaço que lhe é devido, como o maior produtor de alimentos do mundo;, disse o ministro. O aumento estimado na área total plantada é de 4%. Já na produção, a expansão deve ser de 5,2%. ;Os produtores estão conseguindo ganhos de produtividade expressivos;, ressaltou Andrade.



Os números apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram um pouco menores do que os projetados pelo ministro. Para a soja, a estimativa é de 90,3 milhões de toneladas na safra 2013/2014. ;A soja teve um aumento de produtividade por questões climáticas e também por inovações tecnológicas. Por isso, é bem possível que a nossa estimativa inicial, de 196,7 milhões de toneladas, seja superada. O ministro costuma acertar nas suas projeções.;, garantiu o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos.

[SAIBAMAIS]Já a primeira safra do milho terá uma redução de 5,9%, caindo das 34,8 milhões de toneladas em 2012/2013 para 32,8 milhões de toneladas em 2013/2014. A seca de 12 a 15 dias que afetou o Rio Grande de Sul, o Oeste de Santa Catarina e o Paraná, grandes produtores de milho, afetou a floração do grão. ;Para a soja, o efeito do veranico foi positivo", explicou Neri Geller, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

O ministro ainda anunciou a recuperação do preço do café e a abertura do mercado da China para as exportações de milho do Brasil. ;Hoje, a China já é o destino de mais de 50% das exportações de soja. Agora, vai comprar também o nosso milho;, garantiu Andrade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação