Economia

Inflação na Espanha tem leve alta enquanto economia se recupera

O ministro da Economia, Luis de Guindos, apontou esta semana um crescimento econômico de 0,3% no último trimestre de 2013

Agência France-Presse
postado em 15/01/2014 14:50
Os preços ao consumidor na Espanha registraram apenas uma leve alta em dezembro, segundo dados oficiais publicados nesta quarta-feira (15/1), enquanto o fantasma da deflação paira sobre a zona do euro.

Os preços ao consumidor subiram a uma taxa anual de 0,3% no último mês do ano, sem alteração em relação ao mês anterior, informou o Instituto de Estatísticas Nacional, confirmando uma estimativa anterior.

Esta foi a taxa de inflação mais baixa na Espanha para o mês de dezembro desde que os dados começaram a ser registrados em 1961. A meta do Banco Central Europeu para a inflação é de cerca de 2%.



Os preços espanhóis foram amenizados enquanto a economia ressurge lentamente de uma recessão de mergulho duplo, apesar de uma taxa de desemprego de 26%, registrando um crescimento econômico de 0,1% no terceiro trimestre de 2013.

[SAIBAMAIS]O ministro da Economia, Luis de Guindos, apontou esta semana um crescimento econômico de 0,3% no último trimestre de 2013.

Os analistas estão divididos sobre se a zona do euro enfrenta uma ameaça real de deflação, uma queda geral dos preços que pode colocar a economia em uma espiral descendente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação