Economia

Mercado brasileiro já o quarto para empresa de cosméticos Mary Kay

País só fica atrás da China, Estados Unidos e Rússia

postado em 16/01/2014 19:54
A Mary Kay, empresa especializada em vendas diretas no ramo de higiene e beleza, reuniu nesta quinta-feira (16/1) mais de 8,5 mil consultoras independentes no 15; Seminário da marca, no Brasil, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Com faturamento global de US$ 3 bilhões e mais de três milhões de representantes, em 35 países, a empresa vai celebrar esse ano o 51; aniversário. No Brasil, seu quarto mercado - abaixo apenas de China, Estados Unidos e Rússia ;, as vendas superaram as expectativas. As simulações mais otimistas apontavam a perspectiva de alta em torno de 50%. Mas a força do negócio que privilegia o contato pessoal entre vendedoras e compradoras fez o resultado crescer 75%, em 2013, no confronto com 2012.

;Vamos manter o desempenho nesses mesmos patamares, em 2014. Nos últimos dois anos, a brasileira ficou mais crítica, mais exigente. Quer produtos de qualidade. A Mary Kay, além de atender todas essas demandas, ainda oferece uma oportunidade de carreira plena às consultoras. Por isso, a marca cresce, até mesmo em momentos de incertezas econômicas;, explicou Shana Peixoto, diretora de marketing da Mary Kay. A aposta na expansão das vendas diretas vai se materializar, assinalou, em conjunto com a ampliação da estrutura física. A previsão, em 2014, é abrir um novo centro de logística em outro estado, fora de São Paulo. ;Estamos amadurecendo a ideia. Ainda não temos o local;, ressaltou.

Público seleto
De acordo com Shana, para manter o perfil da empresa, que sempre valoriza a relação de respeito com seu público, a campanha esse ano vai explorar o amor à marca e os ;valores do coração;. ;Fizemos uma pesquisa de opinião e descobrimos que a geração Y ; entre 18 e 24 anos ; está sentindo falta de expressões e atitudes como tratar os outros como gostariam de ser tratados, ou mesmo a infalível ação de ajudar ao próximo;, destacou. Os instrumentos usados para atrair a garotada, contou, são as redes sociais como Instagram, WhatsApp e Pinterest.

;Eles abandonaram um pouco o Facebook, por entenderem que é uma rede onde as pessoas reclamam muito. No Pinterest, por exemplo, a comunicação é mais direta. Postamos uma série de imagens e cores, onde os clientes podem montar a maquiagem de sua preferência;, ressaltou Shana. Ela explicou que a empresa, além disso, oferece vários prêmios para incentivar suas consultoras. O principal é o ;troféu sobre rodas;- um carro cor-de-rosa que pode ser dos modelos Cruise ou Captiva ; ou viagens internacionais, para as que se destacam.

;Já foram distribuídos mais de 500 carros no Brasil. Esse ano, por exemplo, mais de 100 consultoras vão à Europa: 25 vão a Paris e 80, à Suíça;, ressaltou Shana, ao destacar a importância desse seminário anual, onde são lançados os novos produtos, as metas e os desafios para os 12 meses seguintes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação