Economia

Aumento da malha aérea durante a Copa do Mundo preocupa analistas

Eles temem o congestionamento de aeronaves e falha na vigilância ao trânsito de pessoas

Rosana Hessel
postado em 18/01/2014 09:34
Não é só a falta de infraestrutura que preocupa os especialistas e profissionais da área de aviação durante a Copa do Mundo de Futebol, que acontece entre junho e julho no país. Além da sabida falta de capacidade dos aeroportos para suportar a forte demanda, os analistas temem pela segurança das operações, sobretudo depois de o governo ter autorizado, na última quinta-feira, o incremento de 1.973 voos na malha aérea nacional ao longo do evento, o que corresponde a 1% do fluxo atual.

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Voo (SNTPV), Jorge Botellho, reconheceu que os operadores estão inquietos com o aumento do número de decolagens ; expansão essa, inclusive, que foi menor que o esperado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). ;Dependendo do horário, se tiver uma maior concentração de voos, haverá congestionamento tanto em ar quanto em solo. Com atrasos em um aeroporto, isso refletirá em cadeia nos demais, porque a malha é integrada;, alertou.



Botellho lamentou o fato de os controladores de voo nunca serem consultados pelo governo quando há aumento da malha, algo que evitaria transtornos aos passageiros. ;Vamos ficar na torcida para que não aconteça nenhum problema mais grave. Não sabemos como é que esses voos serão distribuídos nem como ficará a conclusão das obras nos aeroportos das cidades sede. Se tiverem atrasos nas pista, na implantação da sinalização e na construção de pátios e de boxes para os fingers, será muito grave, porque afetará todo o trafego aéreo;, completou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação