Economia

Montadora italiana Fiat completa compra da norte-americana Chrysler

O nome da nova empresa e o local de sua sede serão anunciados na reunião do conselho no dia 29 de janeiro

Agência France-Presse
postado em 21/01/2014 19:00
A italiana Fiat disse nesta terça-feira (21/1) que completou a compra da fabricante de automóveis norte-americana Chrysler em uma transação de US$4,35 bilhões depois de uma fusão de cinco anos que criou uma nova gigante global do automobilismo.

"O Grupo Chrysler agora é um subsidiário integral da Fiat", disse a empresa italiana em um comunicado.

O acordo envolveu a compra dos 41,46% restantes de participação na Chrysler do Veba, um fundo controlado pelos sindicatos dos trabalhadores do setor de automóveis dos EUA, UAW.

A Fiat e a Chrysler, juntas, são o sétimo maior grupo de automóveis do mundo e nome da nova empresa e o local de sua sede serão anunciados na reunião do conselho no dia 29 de janeiro.



Sergio Marchionne, que é chefe executivo tanto da Fiat como da Chrysler, disse este mês que estava considerando uma possível entrada nas bolsas de Hong Kong ou Nova York e teria como objetivo um mercado de carros premium.

Questionado sobre o financiamento para a Fiat-Chrysler disse que uma emissão de títulos conversíveis seria "apropriada", mas a decisão final será tomada pelo conselho.

Um título conversível é um tipo de título que pode ser transformado em ações da empresa em questão ou em dinheiro no mesmo valor. Eles são frequentemente usados por empresas com baixa avaliação de crédito, mas grande crescimento potencial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação