Economia

Interesse pelo serviço público se concentra em pessoas com até 30 anos

Analistas percebem o início de um processo de "rejuvenescimento" da máquina pública

Antonio Temóteo
postado em 22/01/2014 08:26
Depois de concluir o curso de arquivologia, Flora Carvalho desistiu de procurar emprego na iniciativa privada para entrar no Executivo

Eles e elas estudam horas a fio e deixam de lado, muitas vezes, a família, os amigos e os amores. Tanto esforço tem um único objetivo: ingressar no serviço público. São milhões de brasileiros que, nas salas de cursinhos e em bibliotecas de todo o país, preparam-se para se tornar o futuro do funcionalismo. O Correio traçou, nas últimas semanas, um perfil de quem são os interessados em ocupar um dos cobiçados postos públicos.

Os candidatos são, em sua maioria, jovens e mulheres. Têm entre 18 e 30 anos. ;As pessoas saem da faculdade e emendam com o cursinho, rapidamente ganham ritmo de estudo e logo passam no concurso;, explica a coordenadora pedagógica do IMP Concurso, Ranil Aguiar. Por isso mesmo, acabam tendo o serviço público como primeiro emprego. Recém-formada, a arquivista Flora Reinharbt Carvalho, 21 anos, por exemplo, concluiu a graduação na Universidade de Brasília (UnB) há 10 meses e já se dedica a entrar na carreira pública.



;Procurei emprego na rede privada, fiz até algumas entrevistas, mas, como a maioria dos meus colegas, acabei me rendendo ao funcionalismo. Falta mercado;, justifica. Filha de uma servidora, ela conta que recebeu muita influência em casa. ;Minha mãe diz que é importante garantir o meu futuro, nunca vou precisar me preocupar com desemprego;, completa. Flora disputa uma vaga de arquivista na Polícia Federal.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação