Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

EPE: país terá economia de 6,3% no consumo de energia em 2023 Estudo divulgado prevê aumento médio da demanda em relação ao ano passado

Agência Brasil

Publicação: 23/01/2014 20:07 Atualização:

O estudo divulgado hoje (23/1) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com a atualização das premissas básicas e as previsões para o consumo de energia elétrica nos próximos dez anos, e que prevê um aumento médio da demanda de 4,3% ao ano no período, indica que a eficiência energética no período permitirá ao país uma economia de 6,3% no consumo na rede em 2023 – o equivalente a 53 terrawatts-hora (TWh).

A economia equivale, segundo a EPE, à produção de energia das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia, e que têm potência instalada superior a 7 mil megawatts (MW).

Leia mais notícias em Economia


Entre as iniciativas na área de eficiência energética, a EPE destacou a proibição da comercialização de lâmpadas incandescentes e a expansão do uso de energia solar térmica.

O estudo projeta ainda crescimento em torno de 6% para a autoprodução de energia - geração de eletricidade pelo consumidor a partir de instalações próprias de geração, localizadas em unidades de consumo - e que, portanto, não utiliza a rede elétrica das concessionárias de transmissão/distribuição.

As estimativas da EPE indicam que a participação da autoprodução da geração de energia no país passará dos atuais 10% em 2013 para 11,5%, em 2023.

A empresa esclareceu no estudo que a taxa de crescimento da energia gerada a partir da autoprodução foi reduzida em relação a estudos anteriores devido “à atualização de cenários de evolução de novas cargas industriais, principalmente os relativos ao setor siderúrgico e, em menor medida, ao setor de celulose”.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas