publicidade

INSS prorroga prazo para que as pessoas associadas renovem senhas

A renovação de senha é um procedimento usado para dar mais segurança aos beneficiários e ao Estado, porque evita pagamentos de benefícios indevidos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 23/01/2014 20:26

Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou para 31 de dezembro o prazo para que aposentados e pensionistas renovem a senha nos bancos em que recebem pagamentos. O prazo para a chamada “prova de vida” terminaria em 28 de fevereiro, mas o diretor de Benefícios do INSS, Benedito Brunca, anunciou a prorrogação como forma de garantir mais conforto e comodidade aos cidadãos.

Leia mais notícias em Economia


Segundo Brunca, a renovação de senha é um procedimento usado para dar mais segurança aos beneficiários e ao Estado, porque evita pagamentos de benefícios indevidos a quem tenha falecido, por exemplo. O diretor explicou que procuradores informais às vezes manipulam cartões e senhas, sem conhecimento do banco ou do INSS, e “se há recebimento posterior ao óbito, temos dificuldade até de responsabilizar quem lesou os cofres da União”.

O diretor do INSS disse que o beneficiário não precisa ir a uma agência da Previdência Privada para renovar a senha. O procedimento é feito diretamente no banco em que ele recebe a aposentadoria ou pensão. A renovação já foi providenciada por 26,3 milhões (85%) dos 31 milhões de segurados até o último dia 14.

Faltam 4,7 milhões de segurados (15% do total) renovarem suas senhas, e com a ampliação do prazo “esperamos que todos possam comparecer, fazer o processo de regularização, renovar a senha e, quando necessário, possam fazer o cadastramento de procuradores que os representem de maneira oficial”, reforçou o diretor de Benefícios.

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade