Economia

Políticas monetárias de países ricos estão descoordenadas, diz Tombini

Os bancos centrais das economias mais ricas adotaram nos últimos anos políticas monetárias muito flexíveis e generosas, com baixas taxas de juros

Agência France-Presse
postado em 24/01/2014 10:07
Davos - O governador do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, declarou nesta sexta-feira (24/1) em Davos que as políticas monetárias dos países mais ricos estão descoordenadas, o que evita uma retirada total de capitais nos mercados emergentes. Os bancos centrais das economias mais ricas (o Fed norte-americano, o Banco do Japão, o Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra) adotaram nos últimos anos políticas monetárias muito flexíveis e generosas, com baixas taxas de juros, para apoiar o crédito e a recuperação econômica.

A consequência desta política foi um fluxo em massa de capitais em direção aos países emergentes, entre eles o Brasil. Desde que o Fed anunciou em maio do ano passado que reduziria o plano de estímulo à economia, o que se tornou efetivo no fim de 2013, ocorreram fortes retiradas de capitais dos mercados emergentes.



No entanto, o Banco do Japão e o BCE ainda não começaram a endurecer sua política monetária. As estratégias "de saída (destas políticas monetárias flexíveis) não estão sincronizadas, o que é bom de certo ponto de vista", disse Tombini. O governador acrescentou que, "desta forma, não temos uma retirada em massa de recursos, que seriam atraídos para o mundo desenvolvido".

"Mas, por outro lado, isto pode provocar uma maior volatilidade das taxas de câmbio", declarou Tombini no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação