Economia

Cristina Kirchner denuncia "pressões especulativas" contra emergentes

Vários países emergentes enfrentam turbulência financeira e a queda de suas moedas. O rublo russo, o rand sul-africano, a lira turca e o peso argentino recuaram de forma particular para níveis inéditos desde há vários anos

postado em 28/01/2014 10:43
Kirchner: parece que alguns nos querem fazer comer a sopa, mas desta vez com um garfoA presidente da Argentina, Cristina Kirchner, denunciou, nessa segunda-feira (27), em sua conta na rede social Twitter, ;pressões especulativas; contra as moedas dos países emergentes. ;Tema principal, as pressões especulativas sobre os tipos de câmbio dos países emergentes;, escreveu Kirchner, depois da reunião com a presidente Dilma Roussef, em Havana, onde participaram da 2; Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

"Parece que alguns nos querem fazer comer a sopa, mas desta vez com um garfo. Quem? Sempre os mesmos", disse Cristina, referindo-se aos bancos e grupos econômicos. Vários países emergentes enfrentam turbulência financeira e a queda de suas moedas. O rublo russo, o rand sul-africano, a lira turca e o peso argentino recuaram de forma particular para níveis inéditos desde há vários anos.



O ministro da Economia argentino, Axel Kicillof, também denunciou, na sexta-feira (24/1), um ataque especulativo ocorrido no dia anterior, contra o peso argentino. O ministro citou a companhia petrolífera anglo-holandesa Shell, que negou formalmente, no domingo (26) qualquer manobra desse tipo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação