Economia

Índice de Confiança de Serviços cai 0,9% em janeiro, aponta FGV

A queda do indicador, calculado com base na opinião de empresários do setor de serviços, ocorreu depois de um avanço de 1,7% na passagem de novembro para dezembro do ano passado

postado em 30/01/2014 09:17
O Índice de Confiança de Serviços (ICS), da Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 0,9% na passagem de dezembro de 2013 para janeiro deste ano. A queda do indicador, calculado com base na opinião de empresários do setor de serviços, ocorreu depois de um avanço de 1,7% na passagem de novembro para dezembro do ano passado.



Das doze atividades pesquisadas pela FGV, nove tiveram redução da confiança. A queda foi provocada pelo menor otimismo em relação ao futuro, já que o subíndice de Expectativas caiu 2% entre dezembro e janeiro. Os dois quesitos que compõem o subíndice recuaram: demanda prevista (-2,5%) e tendência dos negócios (-1,5%).

Por outro lado, os empresários de serviços estão mais otimistas em relação ao momento presente, já que o subíndice da Situação Atual avançou 0,6%. A alta do subíndice foi puxada pelo quesito volume de demanda atual, que cresceu 4%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação