Economia

Argentina perde em janeiro mais de US$2 bilhões em reservas

Nível de divisas entesouradas pelo BCRA alcançava os 30,599 bilhões de dólares no dia 30 de dezembro de 2013 e fechou a quarta-feira em 28,52 bilhões

Agência France-Presse
postado em 30/01/2014 16:01
Buenos Aires - O Banco Central da República Argentina (BCRA) perdeu mais de 2 bilhões de dólares de reservas monetárias até agora, segundo relatórios oficiais, em um contexto de tensão cambial e monetária.

O nível de divisas entesouradas pelo BCRA alcançava os 30,599 bilhões de dólares no dia 30 de dezembro de 2013 e fechou a quarta-feira em 28,52 bilhões, com uma queda acumulada de 2,079 bilhões.

[SAIBAMAIS]Uma parte da drenagem responde aos empréstimos que o BCRA realiza ao governo para pagar a dívida pública, já que o banco e outras entidades oficiais são as únicas fontes de financiamento do tesouro em um país marginalizado do mercado mundial de capitais.

Leia mais notícias em Economia

Outra fonte de sangria das reservas está nos fundos que o BCRA destina à administração diária do valor da moeda e para responder à demanda de dólares do mercado, que aumentou desde esta segunda-feira quando foi suspenso, embora com restrições, o controle cambial.

O ente arrecadador fiscal (Administração de Receitas Públicas, AFIP) informou que, desde segunda-feira foram realizadas 75.781 operações de compra de divisa externa sob o novo regime, com um valor acumulado de 41,4 milhões de dólares.

O controle para a compra de divisas estava vigente desde 2011 e foi suprimido após uma desvalorização na semana passada de 15%, a maior desde 2002.

Só pequenos poupadores, trabalhadores, profissionais e pequenos proprietários estão autorizados a comprar até 2.000 dólares mensais, apesar de não poder solicitar mais divisas que o equivalente a 20% de sua renda média declarada à receita no último ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação