Economia

Operadora induz consumidor a contratar curso de inglês online

A tática da empresa é oferecer por apenas três dias um pacote gratuito. Após esse tempo, a "contratação do curso" , no valor de R$ 29,90, será descontado na fatura do mês seguinte

postado em 05/02/2014 13:38
Uma tática utilizada pela operadora Claro induz o consumidor a contratar um pacote de curso de inglês online sem que ele perceba. A estratégia de venda funciona da seguinte forma: uma operadora da empresa liga para o ;cliente especial" e explica que a pessoa tem direito a três dias do curso de inglês gratuitamente. Em seguida, um funcionário da empresa solicita dados cadastrais, como um e-mail, por exemplo, para que ele possa encaminhar mais detalhes da promoção. Na verdade, o fornecimento do e-mail é para oficializar a "contratação do curso" no valor de R$ 29,90, que será descontado na fatura do mês seguinte.

Um cliente da empresa, que preferiu não se identificar, por pouco aderiu às aulas sem perceber. ;O golpe é perceptível próximo ao término da ligação, quando o funcionário agradece rapidamente a adesão ao curso e explica que, após os três dias gratuitos, o cliente poderá usufruir do pacote que será descontado na próxima fatura;, disse. ;Tive que interrompê-la para dizer que não tinha mais interesse;, reclamou.



Em nota, a assessoria de imprensa da Claro informou que o cliente é informado sobre o funcionamento do serviço e a modalidade escolhida, além da gratuidade de até três dias, antes da contratação. A operadora disse que o serviço Ideias Idiomas pode ser contratado pelo site da Claro, por meio de SMS, enviando o comando Línguas ou Idiomas para o número 411 ou 412 e, ainda, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor. Por fim, explicou que há três tipo de modalidade que o cliente pode optar: Curso Online - R$2,99 por semana; Curso Semi Intensivo - R$6,99 por semana; Curso Intensivo - R$9,90 por semana.

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