Economia

Departamento do Tesouro americano toma medidas de emergência

"Peço ao Congresso para proteger o crédito dos Estados Unidos e evitar consequências potencialmente catastróficas se não elevar o teto da dívida a tempo", escreveu Jacob Lew

Agência France-Presse
postado em 10/02/2014 19:51
O departamento do Tesouro norte-americano anunciou nesta segunda-feira (10/2) que, como estava previsto, adotou medidas de financiamento excepcionais na ausência de uma ampliação do limite da dívida pelo Congresso.

"Peço ao Congresso para proteger o crédito dos Estados Unidos e evitar consequências potencialmente catastróficas se não elevar o teto da dívida a tempo", escreveu Jacob Lew, secretário do Tesouro, em uma carta ao Congresso enviada na segunda-feira.

Leia mais notícias em Economia

Em suspenso depois do compromisso orçamentário de meados de outubro, o teto da dívida norte-americano foi atingido na sexta-feira e deve, como consequência, ser elevado pelo Congresso para permitir que o Estado possa contrair nova dívida para enfrentar suas obrigações financeiras.

A fim de ampliar sua margem de manobra, o Tesouro renunciará a partir desta segunda-feira a investir em dois fundos de aposentadorias de funcionários da administração, informou Lew. Essas medidas - que alcançam cerca de 175 bilhões de dólares - permitirão ao Estado funcionar até 27 de fevereiro sem ter que emitir nova dívida.

Somente o Congresso tem a prerrogativa de autorizar um aumento do endividamento, que já tinha sido objeto de um bloqueio em outubro passado, gerando temores de um default parcial dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação