Economia

Vendas de smartphones superam as de telefones celulares simples em 2013

Segundo estudo, Do total de 1,8 bilhão de telefones vendidos em 2013, 53,6% foram smartphones

Agência France-Presse
postado em 13/02/2014 10:52
Paris - As vendas mundiais de smartphones superaram em volume as de telefones celulares normais em 2013 graças aos resultados da sul-coreana Samsung, segundo um estudo da empresa Gartner publicada nesta quinta-feira (13/2).

Do total de 1,8 bilhão de telefones vendidos em 2013, 53,6% (967,8 milhões) foram smartphones, 42,3% a mais que um ano antes. E do total dos smartphones, 758,7 milhões estavam equipados com o sistema de navegação criado pelo Google, Android. O fabricante sul-coreano Samsung é o líder absoluto desta corrida, com cerca de 300 milhões de smartphones vendidos, quase um terço do mercado (31%), à frente da Apple, que vendeu 150 milhões de aparelhos, 15,6% do mercado.



[SAIBAMAIS]A parcela de mercado da Apple caiu quase quatro pontos em 2013, mas a assinatura recente de acordos de distribuição com o japonês NTT Docomo e com a China Mobile podem ter um impacto nas vendas do gigante de Cupertino já no primeiro trimestre de 2014, afirma Gartner. A chinesa Huawei, a maior fabricante de equipamento de redes, decidiu entrar no mercado de telefones celulares e já assumiu a terceira posição, com 46 milhões de smartphones vendidos (4,8% do mercado), à frente do sul-coreano LG Electronics.

Na quinta posição aparece a chinesa Lenovo, que acaba de comprar a Motorola do Google com o objetivo de assumir a terceira posição da classificação, atrás apenas da Samsung e da Apple. "Esta compra também fornecerá à Lenovo a proteção de suas patentes e lhe permitirá experimentar um rápido crescimento mundial", explica o analista da Gartner Anshul Guptal, citado no comunicado.

A Samsung também é a primeira vendedora de telefones celulares, à frente da finlandesa Nokia. Os smartphones seguirão puxando as vendas do setor em 2014, segundo Gartner, que espera que muitos fabricantes revisem suas ofertas para se concentrar em produtos mais baratos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação