Economia

Comitê de monitoramento diz que suprimento de energia está garantido

Na nota, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) admite que o período úmido de 2014 tem se caracterizado por uma estiagem prolongada nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste

postado em 13/02/2014 18:36
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) informou nesta quinta-feira (13/2) que o sistema elétrico brasileiro encontra-se estruturalmente equilibrado e com sobras. O grupo se reuniu em Brasília para avaliar as condições de suprimento de energia do país, especialmente com a falta de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas.

;A não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas, evento de baixíssima probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia no país em 2014;, diz a nota divulgada pelo Comitê. A reunião foi coordenada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

De acordo com o CMSE, existe uma previsão de carga para 2014 de 67 mil megawatts médios de energia, levando em conta as séries históricas de vazões. Considerando uma folga de 5% estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética, ainda existe uma sobra de 6,2 mil megawatts médios, equivalente a 9% da carga prevista.


Na nota, o CMSE admite que o período úmido de 2014 tem se caracterizado por uma estiagem prolongada nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. No entanto, as avaliações sobre o histórico desde 1931, inclusive em 2001, quando foi decretado racionamento de energia pelo governo federal, corroboram a garantia do suprimento em 2014. ;Simulando-se o sistema com essas séries históricas de afluências, não se constata nenhuma série que apresente déficit de energia para atender ao mercado;.

Apesar dos baixos níveis dos reservatórios, o CMSE prevê que os níveis de armazenamento, ao final do período úmido são suficientes para garantir o suprimento energético do Sistema Interligado Nacional. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste estavam ontem com 36,28% da capacidade de armazenamento.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico foi criado em 2004 com a função de acompanhar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o país. Participam do grupo, representantes de órgãos como o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação