publicidade

Índice de Atividade Econômica cai 1,35% em dezembro e decepciona mercado

Prévia do PIB

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 14/02/2014 09:06

Deco Bancillon

A economia brasileira encolheu 1,35% em dezembro de 2013, conforme o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR). As projeções do mercado já eram de uma desaceleração do indicador no mês, mas a retração veio bem maior que o esperado.

O conjunto de apostas dos principais analistas econômicos apontava para uma queda de 1,2%, portanto mais brando do que o verificado.  Na séria com o ajuste sazonal, que desconsidera características especificas de cada mês, o IBC-BR apresentou queda ainda maior na passagem de novembro para dezembro. No mês, a retração foi de 3,92%.

Por esta metodologia, Índice encerrou 2013 com alta de 2,52%. Em tese, O IBC-BR tende a antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB). Os resultados abaixo do esperado para Índice do Banco Central, no entanto, devem levar para baixo também, as projeções para o PIB em 2013.

Leia mais notícias em Economia 

Nessa semana, o Banco Central divulgou outra pesquisa com projeções dos analistas financeiros para o comportamento da economia. A mediana de 100 expectativas colhidas com esses analistas apontou para uma alta de 1,99% do PIB em 2013. É possível que a próxima divulgação dessa pesquisa, na próxima segunda-feira (17/2), já aponte para uma expectativa ainda menor do PIB em 2013.

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade