Economia

Planos de empresa para oferecer empregos estão no menor nível desde 2009

Frente a 41 países, o Brasil foi a nação onde esse indicador mais recuou comparado a igual período de 2013

postado em 17/02/2014 08:38

A desaceleração da economia começa a bater no mercado de trabalho. Sustentada quase exclusivamente pelo setor de serviços, a geração de novos postos dá sinais de esgotamento. Dados da Manpower, consultoria em gestão e contratação de pessoas, revelam que 21% dos empregadores no país esperam ampliar o quadro de pessoal neste primeiro trimestre. A despeito de positivo, o dado é o menor desde 2009, quando a empresa começou a fazer a pesquisa. Frente a 41 países, o Brasil foi a nação onde esse indicador mais recuou comparado a igual período de 2013.



No setor financeiro e imobiliário, a previsão de contratação é classificada pela Manpower como conservadora. A expectativa é de que 7% dos empregadores desses ramos gerem novos postos no primeiro trimestre, o menor percentual desde o quarto trimestre de 2009. O segmento bancário, por exemplo, ainda se ressente da queda dos spreads (diferença entre o que a instituição paga para captar recursos e o que ela cobra para emprestar) no ano passado.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação