Economia

Iace aponta desconfiança no crescimento da economia com queda de 1,1%

O Indicador Coincidente Composto da Economia (Icce) do Brasil mostrou elevação de 0,4%, em janeiro com a marca de 128,5 pontos ante um recuo de 0,6%, em dezembro

postado em 19/02/2014 13:36
O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil caiu 1,1%, em janeiro, ao atingir 125,0 pontos ante uma alta de 0,9% em dezembro e de uma queda de 0,4% em novembro. Seis dos oito componentes desse índice influenciaram nesse resultado, segundo ao Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), que faz o levantamento conjunto com a instituição independente norte-americana The Conference Board.

O economista Paulo Picchetti, da FGV / IBRE, afirmou que esse recuo está associado a uma ;certa desconfiança; mensurada por meio das várias pesquisas de sondagens com empresários, incluindo ainda o comportamento observado no mercado de capitais. Porem, ele destacou que, no acumulado de seis meses, o índice manteve-se em alta de 0,3%.



"Enquanto a maioria dos dados relacionados à atividade econômica brasileira reforça que um cenário de incerteza prevaleceu ao longo dos últimos meses, o desempenho do mercado de trabalho e do setor de consumo continuam a indicar expectativas positivas, embora não muito expressivas, de crescimento em 2014", defendeu ele por meio de nota.

Já o economista Jing Sima, do The Conference Board, observou ser prematuro prever um ambiente recessivo. ;É muito cedo para sugerir uma piora ainda maior de um ambiente econômico, que já se apresenta enfraquecido;, apontou ele.

O Indicador Coincidente Composto da Economia (Icce) do Brasil - igualmente apurado pelas duas instituições - mostrou elevação de 0,4%, em janeiro com a marca de 128,5 pontos ante um recuo de 0,6%, em dezembro. Três dos seis componentes levaram a esse resultado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação