Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Volatilidade e baixa inflação são riscos para as economias do G20 (FMI) Uma conjunção de fatores fez as moedas de vários países emergentes cair

France Presse

Publicação: 19/02/2014 15:43 Atualização:

Washington - A recuperação da economia mundial deve se confirmar em 2014 e 2015, com a condição de que a volatilidade nos mercados emergentes seja de curta duração e que não se instale uma inflação muito baixa na zona do euro, considera o Fundo Monetário Internacional.

Em uma nota publicada nesta quarta-feira (19/2) antes da reunião de ministros das Finanças do G20 este fim de semana em Sidney, o FMI confirma suas projeções de janeiro nas quais estima um crescimento mundial de 3,75% em 2014 e de cerca de 4% em 2015, "com a condição de que o impacto da recente volatilidade seja de curta duração".

Uma conjunção de fatores fez as moedas de vários países emergentes cair, destaca o relatório, que admite também que a saída da política ultraflexível iniciada pelo Federal Reserve (Fed) norte-americano também teve seu papel.

Leia mais notícias em Mundo

"Temores sobre a retirada da política monetária não convencional nos Estados Unidos provocaram fortes movimentos de preços nos mercados emergentes", estima o organismo multilateral.

"Há uma ampla margem para uma melhor cooperação na saída das políticas monetárias não convencionais incluindo as conversas mais amplas pelos bancos centrais sobre esses planos de saída", destaca o Fundo.

Em relação à zona do euro, embora saia da recessão, "a recuperação é desigual e frágil", constata o documento. O FMI considera o nível de inflação "muito baixo" nos países industrializados, "particularmente na zona do euro", como "um novo risco" para a expansão da atividade. "Uma inflação baixa aumenta a probabilidade de uma deflação", alerta o FMI.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas