Economia

Técnicos do BC param durante duas horas por melhorias na carreira

Segundo o sindicato, atualmente os técnicos recebem 38% do salário dos analistas

postado em 26/02/2014 12:29
Técnicos do Banco Central (BC) fizeram nesta quarta-feira (26/2) uma paralisação de duas horas, entre as 10h e as 12h, para reivindicar a modernização da carreira. Eles querem a exigência de nível superior nos concursos do BC para os cargos de nível técnico. Atualmente, só há a exigência de nível superior para os analistas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos do Banco Central em Brasília, José Willekens Brasil, atualmente os técnicos recebem 38% do salário dos analistas. De acordo com ele, a medida equipararia os salários. Além disso, Willekens disse haver desvios de função no BC, com analistas exercendo as mesmas funções dos técnicos, mas com salário maior.



Willekens disse ainda que o próprio BC já elaborou notas técnicas, sugerindo a mudança, mas ;não houve vontade política;. De acordo com uma dessas notas técnicas, de 2006, repassada pelo sindicato, ao longo dos anos, o BC assumiu novos desafios, sendo necessário o ;enriquecimento; do trabalho dos técnicos. O texto informa ainda que a diferenciação entre as carreiras ocorre pela natureza estratégica das atividades dos analistas, ante a característica predominantemente operacional dos técnicos.

No último dia 5, os técnicos também fizeram uma paralisação, de uma hora. Segundo o sindicato, 180 técnicos do total de 270 de Brasília pararam de trabalhar naquele dia. O BC disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação