Economia

Para BC, PIB confirma gradual recuperação da economia brasileira

A nota publicada pelo Banco Central, no entanto, não menciona que a produção industrial fechou 2013 com queda de 3,5% em dezembro, o que abre perigoso precedente para 2014

postado em 27/02/2014 13:08
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, declarou por meio de nota que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), em 2013, de 2,3%, "confirmou a gradual recuperação da atividade econômica iniciada no segundo semestre de 2012". A nota, divulgada nesta quinta-feira (27/2) pela assessoria de imprensa do BC, diz ainda que, pelo lado da oferta, "as contas nacionais (PIB) apontaram recuperação da indústria, e em especial, da agropecuária".

[SAIBAMAIS]O comunicado, no entanto, não menciona que a produção industrial fechou 2013 com queda de 3,5% em dezembro, o que abre perigoso precedente para 2014. No quarto trimestre, comparativamente ao terceiro trimestre de 2013, a indústria também apresentou queda, de 0,2%. No ano, porém, o resultado foi positivo: 1,3%.



O presidente do BC também comentou o desempenho do setor exportador brasileiro, que pode apresentar resultado melhor em 2014 por conta da desvalorização do real ante o dólar, "não obstante o crescimento mais intenso das exportações em 2013, relativamente ao ano anterior, a demanda doméstica (consumo das famílias e empresas) continuou sendo o principal suporte da economia, com destaque para recuperação dos investimentos".

Em 2013, a formação bruta de capital, em dia com os investimentos produtivos no país, avançou 6,3%, patamar levemente abaixo do projetado pelo governo, cuja pevisão chegava a 6,5%. Para Tombini, as mudanças em curso na economia "fortalecem as perspectivas de continuidade do atual ciclo de crescimento neste e nos próximos anos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação