Economia

Argentina vive turbulência econômica que parece não ter fim

Situação afastou os turistas: o desembarque de brasileiros caiu 24,7% desde 2011

postado em 04/03/2014 06:50
Senhora pede ajuda em frente à Catedral portenha: alta inflação e instabilidade levaram muitos argentinos a tentarem sobreviver nas ruas

Buenos Aires
; A interminável crise argentina afastou o charme, o glamour e os turistas de Buenos Aires. O número de brasileiros que visitam a capital argentina despencou no ano passado, fazendo com que os Estados Unidos retomassem o título de destino internacional preferido. Ainda assim, somos nós os grandes responsáveis por dar fôlego à capenga economia dos hermanos, com a injeção de cerca de R$ 1 bilhão por ano, levando em conta uma estadia média de cinco dias.

Leia mais notícias em Economia

Dados obtidos com exclusividade pelo Correio ilustram o impacto da turbulência econômica no turismo da Argentina. Nos últimos três anos, o desembarque de brasileiros em Buenos Aires caiu 24,7% e os gastos diários reduziram 19,7% (veja quadro). No entanto, seguimos no topo do ranking dos que mais visitam a terra de Carlos Gardel, Mercedes Sosa e do papa Francisco e dos que mais despejam dinheiro nas noites de tango, na calle Florida e nas lojinhas coloridas do Caminito.

À beira de um novo colapso, a Argentina depende cada vez mais dos visitantes estrangeiros. Se não fossem os brasileiros, o país já poderia estar em recessão. Assim como em 2009 e em 2010, o consumo desenfreado dos turistas em Miami contribuiu para ajudar os Estados Unidos a se recuperarem do tombo provocado pela quebra do banco Lehman Brothers, agora é a vez do país vizinho agradecer a gastança dos brasileiros quando viajam ao exterior.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação