Economia

Brasileiros procuram formas de fugir dos preços altos durante viagens

A tendência ficou evidente neste carnaval, quando muitos brasileiros mudaram a rotina para evitar gastos excessivos

Antonio Temóteo
postado em 07/03/2014 06:50
Aumento da demanda por hospedagem barata levou Júlia Hormann a abrir um albergue em Salvador

Hospedar-se na casa de parentes ou amigos, usar albergues, viajar de ônibus ou de carro, evitar os quiosques localizados à beira-mar e preparar lanches para consumir na praia. Esses são alguns dos hábitos adotados por turistas para economizar em viagens de lazer. A tendência ficou evidente neste carnaval, quando muitos brasileiros mudaram a rotina para evitar gastos excessivos. Como o Correio mostrou ontem, os consumidores se surpreenderam com os preços abusivos cobrados durante os feriados por lanchonetes, restaurantes, companhias aéreas, hotéis e até mesmo vendedores ambulantes.



O economista da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) Fabio Bentes explicou que, com o aumento da renda e o baixo nível de desemprego nos últimos anos, os brasileiros passaram a gastar mais com passagens, hospedagem e alimentos. ;O aumento da demanda inflou os preços e levou ao encarecimento geral dos serviços. Agora, o brasileiro sentiu no bolso o aumento dos custos e assumiu comportamentos defensivos, como abrir mão de se alimentar em restaurantes durante as viagens;, comentou.

Dados do Índice de Preços ao consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ; prévia da inflação oficial apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ; mostram que, entre março de 2013 e fevereiro de 2014, o aumento médio do custo de hospedagem chegou a 10,62%, e o de se alimentar fora de casa, a 9,96%. Os percentuais ficaram bem acima dos 5,65% acumulados pelo indicador geral no período.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação