Economia

Produção de veículos registra queda de 14,4% em relação a janeiro de 2013

A retração foi puxada pelos automóveis, subsetor em que a produção foi 18,2% menor. Os automóveis correspondem a cerca de 50% do resultado do ramo de veículos automotores

postado em 11/03/2014 11:50
A indústria de veículos automotores, uma das mais influentes no resultado global da indústria brasileira, começou 2014 com queda de 14,4% em relação a janeiro de 2013, divulgou nesta terça-feira (11/3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A retração foi puxada pelos automóveis, subsetor em que a produção foi 18,2% menor.

Os automóveis correspondem a cerca de 50% do resultado do ramo de veículos automotores e a queda geral só não foi maior porque os caminhões, que respondem por cerca de 25%, subiram 8,7% em relação ao primeiro mês do ano passado.

[SAIBAMAIS]"A retirada da redução da IPI, os estoques elevados e a redução de exportações formam uma explicação importante para se entender o comportamento negativo dos automóveis", afirma o gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, André Macedo.



Em relação a dezembro de 2013, a produção de automóveis ficou praticamente estável, com alta de 0,1%, enquanto a de caminhões puxou a alta de 8,7% do setor de veículos automotores e contribuiu também para o crescimento de 10% dos bens de capital.

O comportamento dos automóveis registrou um dos principais impactos para que a queda nos bens de consumo duráveis chegasse a 5,4% em janeiro de 2014, em relação ao mesmo mês de 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação