Economia

Setor hoteleiro questiona legalidade da hospedagem compartilhada

Prática de alugar partes da casa para hóspedes, iniciada de maneira incipiente na Irlanda, com o sistema bed & breakfast (cama e café), tem crescido de forma exponencial em todo o mundo

postado em 11/03/2014 17:54
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) vai levar, ao Congresso Nacional e às instâncias superiores do governo, questionamento sobre a legalidade do chamado modelo de hospedagem compartilhada.

A informação foi transmitida nesta terça-feira (11/2), à Agência Brasil, pelo vice-presidente da entidade, Nérleo Caus de Souza. De acordo com ele, ;a Abih nacional se coloca de prontidão em relação ao crescimento do modelo de hospedagem compartilhada, que vem sendo popularizado no país;. A prática de alugar partes da casa para hóspedes, iniciada de maneira incipiente na Irlanda, com o sistema bed & breakfast (cama e café), tem crescido de forma exponencial em todo o mundo, acrescentou.

O empresário criticou a forma ;irregular e informal; desse tipo de hospedagem, que "está tomando espaço da hotelaria propriamente dita, sem os cuidados fiscalizatórios, necessários para uma convivência natural; inclusive com a liberalidade dos impostos;.

Ele sustentou que a Abih nacional não aceita a expansão desse modelo, e questiona , como se consegue gerar unidades de hospedagem sem ter de cumprir as exigências a que os hoteleiros tradicionais estão submetidos. ;E o que é melhor, não pagando os impostos que nós, hoteleiros, pagamos;, destacou.

Leia mais notícias em Mundo


Nérleo de Souza informou que em Nova York, foram criadas leis municipais para impedir o crescimento desenfreado dessa modalidade que ;pode parecer muito romântica, mas que, no fundo, agride frontalmente o posicionamento estabelecido da hotelaria brasileira;. Ele disse que, na cidade norte-americana, quem quiser, pode fazer hospedagem compartilhada, mas tem que obedecer a critérios de fiscalização e legalidade, ;porque não é possível o hotel ter que arcar com toda a fiscalização e legalidade e você, na informalidade, ceder uma salinha para fazer uma receita a mais. É complicado;.

O sistema de aluguel de quartos e outros cômodos nas residências ganhou força, no Brasil, no ano passado, com a realização da Jornada Mundial da Juventude, quando jovens católicos de todo o mundo viajaram ao Rio de Janeiro para um encontro com o papa Francisco.

Nérleo de Souza assegurou que a Abih não é contra a ideia da hospedagem compartilhada, mas reforça o posicionamento contra a informalidade. ;Não é possível;. A entidade quer que o assunto seja debatido de forma aberta e democrática, ;mas colocando a nossa preocupação, desde que tenham as mesmas exigências que nós temos. Acho que isso tem que ter uma equivalência, uma mão dupla;, indicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação