Economia

Atividade industrial brasileira tem ampla recuperação no início do ano

Emprego da capacidade instalada das fábricas no país ficou em 82,7% em janeiro, ante 82,1% em dezembro

postado em 11/03/2014 18:45
A atividade industrial em janeiro registrou ampla recuperação sobre dezembro de 2013 em diferentes indicadores pesquisados e divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O emprego da capacidade instalada das fábricas no país ficou em 82,7% em janeiro, ante 82,1% em dezembro. Foi o maior patamar em nove meses. Sem as influências sazonais, o faturamento real no mês, por sua vez, subiu 1,6% frente a dezembro, resultado melhor que o apurado no último mês de 2013, quando houve queda de 1,5% ante novembro.

[SAIBAMAIS]As horas trabalhadas na produção aumentaram 1,4% em janeiro na comparação com o mês anterior, enquanto o emprego avançou 0,3%. "É o quinto avanço seguido do indicador de emprego, que havia subido com menos intensidade nos três meses anteriores", destaca o relatório. A massa salarial subiu 0,9% e o rendimento médio teve alta de 1,1%, a variação mensal mais intensa desde fevereiro de 2012. O rendimento médio dos trabalhadores ficou ainda 6,7% acima do registrado em janeiro do ano passado.

Leia mais notícias em Economia

A pesquisa Indicadores Industriais da CNI revelou ainda que, em relação a janeiro de 2013, o faturamento foi o único indicador que cresceu de forma disseminada nos 21 setores da indústria de transformação, com alta em 16 deles. Em 2013, a indústria cresceu 1,3% sobre 2012, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho pífio foi um dos responsáveis pelo baixo crescimento registrado no Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, de 2,3%.

O gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, espera que os dados de fevereiro sejam ainda melhores, por ser "um mês cheio", sem interferência do carnaval, que caiu integralmente em março. Mesmo assim ele considerou prematuro afirmar que o comportamento da indústria até agora constitua uma tendência segura. "As oscilações da atividade industrial, sobretudo em 2013, recomendam otimismo contido", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação