Economia

Gustavo Franco: "inflação é como o alcoolismo: não há cura, só controle"

"Se a inflação passar disso (teto), aí vamos ladeira abaixo", disse o ex-ministro

postado em 13/03/2014 06:02
São Paulo ; Presidente do Banco Central na época de implantação do Plano Real, o economista Gustavo Franco advertiu ontem para o perigo de o governo ser tolerante com a alta continuada dos índices de preços. ;A inflação é como o alcoolismo: não tem cura, só pode ser controlada;, afirmou, depois de participar de um evento comemorativo dos 20 anos de lançamento do programa que devolveu a estabilidade econômica do país.


[SAIBAMAIS] Para o economista, atualmente sócio da Rio Bravo Investimentos, o Banco Central não está mais perseguindo o centro da meta de inflação definido pelo governo, de 4,5%, e tem se limitado a evitar que ela ultrapasse o teto, de 6,5%. Para ele, essa é a política que está dentro das possibilidades do BC, diante da falta de empenho de outras áreas do governo, como o Ministério da Fazenda, que deveria controlar a expansão dos gastos públicos, mas não o faz.

Franco advertiu, contudo, para o risco de ultrapassagem do teto. ;Se a inflação passar disso, aí vamos ladeira abaixo;, disse. Para ele, o país vive um momento em que as conquistas do Plano Real são postas em xeque.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação