Economia

Vendas do comércio varejista crescem em todo o Brasil, segundo IBGE

Os dados, que compõem a Pesquisa Mensal do Comércio, destacam o crescimento das vendas no Acre, em Rondônia, no Tocantins, em Alagoas e no Maranhão

postado em 13/03/2014 14:20
As vendas do comércio varejista do país em janeiro deste ano, ante janeiro do ano passado, cresceram 6,2% na série sem ajuste sazonal segundo informou nesta quinta-feira (13/3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados, que compõem a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), destacam o crescimento das vendas no Acre (13,7%), em Rondônia (11,0%), no Tocantins (10,7%), em Alagoas (10,0%) e no Maranhão (8,8%).

Leia mais notícias em Economia

Quanto à participação na composição da taxa do comércio varejista, o IBGE destaca São Paulo, o maior parque fabril do país, cuja alta na mesma base de comparação foi de 6,4%); Rio de Janeiro (4,8%); Minas Gerais (5,9%); Rio Grande do Sul (7,1%); e Paraná (6,9%).

[SAIBAMAIS]Já em relação ao varejo ampliado (que engloba também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção) quatro unidades da Federação registraram queda no volume de vendas: Amapá (-9,7%); Espírito Santo (-7,1%); Tocantins (-2,6%); e Mato Grosso do Sul (-0,5%).

Os destaques em termos de resultados positivos foram Acre (12,8%); Rio Grande do Sul (11,5%); Distrito Federal (8,8%); Sergipe (8,8%); e Amazonas (8,7%). Em termos de impacto no resultado global do setor, a maior contribuição veio do resultado do Rio Grande do Sul, com seus 11,5% de crescimento, seguido por Paraná (5,5%); Santa Catarina (6,6%); Rio de Janeiro (2,5%); e São Paulo (0,8%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação