Economia

Sebrae-RJ busca negócios para segmento da alimentação sustentável

Evento é considerado uma das maiores feiras de alimentos, bebidas, equipamentos, serviços e tecnologia da América Latina

postado em 18/03/2014 17:21
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) participa da 26; Super Rio ExpoFood, aberta nesta terça-feira (18/3), no Riocentro, com a meta de divulgar o segmento da alimentação sustentável, com uso de produtos de pequenos agricultores das diferentes regiões fluminenses. O evento é considerado uma das maiores feiras de alimentos, bebidas, equipamentos, serviços e tecnologia da América Latina.

O estande reúne agricultores familiares, produtores orgânicos, agroindústria, fabricantes de cachaça certificada e de café de qualidade, ;tudo com práticas sustentáveis. Essa é a proposta, de a gente mostrar a diversidade e [os caminhos de] como o estado do Rio pode se destacar na agricultura, com produtos de qualidade;, disse à Agência Brasil a coordenadora da Área de Alimentos do Sebrae-RJ, Mariângela Rossetto Champoudry.

A meta é mostrar aos pequenos agricultores as possibilidades de mercado, disse ela, e acrescentou que o espaço Sebrae-RJ está aparelhado para rodadas de negócios. ;Nós estamos com 32 compradores, empresários de restaurantes, que também estão dentro da cadeia de alimentos, além de hotéis;. Os produtores fluminenses serão apresentados a esses empresários como potenciais fornecedores. A ideia é criar oportunidades de negócios para produtores, associações, cooperativas, empresários e agroindustriais, segundo ela.

Leia mais notícias em Economia

O Sebrae-RJ iniciou um mapeamento do segmento de alimentação sustentável no estado, e Mariângela estima que em torno de 400 pessoas trabalham, atualmente, com práticas sustentáveis de produção no estado. Número que tende a crescer, segundo ela, porque ;a gente está caminhando e crescendo, até em função de oportunidades grandes que vêm aí. As Olimpíadas vão puxar muito pelos produtores do estado do Rio;, disse.

Nas oficinas gastronômicas, que serão oferecidas no estande do Sebrae-RJ, durante a feira Super Rio ExpoFood, chefs renomados vão elaborar pratos com insumos da agricultura fluminense, mostrando preparações também de forma sustentável.

Segundo informou a assessoria de imprensa do Sebrae-RJ, a programação destaca a importância da redução do desperdício dos alimentos e o desenvolvimento da capacidade produtiva, comercial e promocional da gastronomia fluminense por meio da difusão do conceito de ;Curto Circuito;, que incentiva a gastronomia a trabalhar com insumos da agricultura local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação