Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

União Europeia alcança acordo definitivo sobre a união bancária O acordo sobre o mecanismo é adicionado a mecanismo que pretende inspecionar os balanços e ativos dos bancos da Eurozona

France Presse

Publicação: 20/03/2014 07:09 Atualização:

Bruxelas - A União Europeia (UE) alcançou um acordo político definitivo entre suas diferentes instituições sobre o segundo pilar da união bancária, o Mecanismo Único de Resolução (MUR), destinado a liquidar ou resgatar bancos em dificuldade, indicou nesta quinta-feira o grupo PPE (direita) do Parlamento Europeu.

O acordo sobre o mecanismo, alcançado ao fim de uma reunião de 16 horas entre o Conselho (que representa os Estados membros) e o Parlamento, é adicionado ao Mecanismo Único de Supervisão (MUS), que pretende inspecionar os balanços e ativos dos bancos da Eurozona.

Leia mais notícias em Economia

Ambos, completados com um fundo de resolução, formam a complexa união bancária que pretende evitar que as eventuais dificuldades do setor pesem na dívida pública dos Estados. "O acordo é positivo para restaurar a confiança nos bancos europeus", afirmou o vice-presidente da bancada do PPE, Corien Wortmann-Kool.

Com o acordo alcançado, os problemas dos bancos "deveriam ser resolvidos em um fim de semana (...) reduzindo a interferência política no processo", completou. O acordo representa "uma proteção real contra a crise bancária", afirmou o ministro das Finanças da França, Pierre Moscovici. Ele disse que o objetivo é evitar a reprodução da crise financeira de 2008.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas