Economia

União Europeia alcança acordo definitivo sobre a união bancária

O acordo sobre o mecanismo é adicionado a mecanismo que pretende inspecionar os balanços e ativos dos bancos da Eurozona

Agência France-Presse
postado em 20/03/2014 07:09
Bruxelas - A União Europeia (UE) alcançou um acordo político definitivo entre suas diferentes instituições sobre o segundo pilar da união bancária, o Mecanismo Único de Resolução (MUR), destinado a liquidar ou resgatar bancos em dificuldade, indicou nesta quinta-feira o grupo PPE (direita) do Parlamento Europeu.

O acordo sobre o mecanismo, alcançado ao fim de uma reunião de 16 horas entre o Conselho (que representa os Estados membros) e o Parlamento, é adicionado ao Mecanismo Único de Supervisão (MUS), que pretende inspecionar os balanços e ativos dos bancos da Eurozona.



Ambos, completados com um fundo de resolução, formam a complexa união bancária que pretende evitar que as eventuais dificuldades do setor pesem na dívida pública dos Estados. "O acordo é positivo para restaurar a confiança nos bancos europeus", afirmou o vice-presidente da bancada do PPE, Corien Wortmann-Kool.

Com o acordo alcançado, os problemas dos bancos "deveriam ser resolvidos em um fim de semana (...) reduzindo a interferência política no processo", completou. O acordo representa "uma proteção real contra a crise bancária", afirmou o ministro das Finanças da França, Pierre Moscovici. Ele disse que o objetivo é evitar a reprodução da crise financeira de 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação