Economia

Fábrica de produção de eucalipto é inaugurada nesta quinta em Imperatriz

A unidade, tem capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas

Vera Batista
postado em 20/03/2014 09:39
A Suzano Papel e Celulose inaugura, nesta quinta-feira (20/3), a fábrica de produção de eucalipto em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, com a presença da presidente Dilma Rousseff e da governadora, Roseana Sarney. A unidade, tem capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas. A fábrica, que já está em operação, atenderá, prioritariamente, os mercados europeu e norte-americano. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 6 bilhões.

O suprimento de madeira virá de plantios próprios, do Programa Vale Florestar e de parcerias com produtores locais. A planta industrial tem duas secadoras e dois fornos de cal, que permitem maior flexibilidade e estabilidade operacional. ;Esse é um momento muito especial e que representa um salto importante para a empresa. Superamos o primeiro desafio, que era o início da produção, e agora estamos com nossas equipes focadas na evolução da planta;, explicou Walter Schalka, presidente da Suzano Papel e Celulose.

Para escoar a celulose, serão utilizados um ramal ferroviário próprio de 28 quilômetros, a ferrovia Norte-Sul e a ferrovia Carajás, essas duas últimas administradas pela Vale. A carga não sofrerá transbordo até o Porto do Itaqui, por onde será exportada. Serão gerados 3,5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Maranhão, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comercio (Sedinc) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) desenvolveram trabalho em conjunto para garantir o escoamento da produção de celulose da Suzano pelo Porto do Itaqui para o mercado internacional.



O governo assegurou, ainda, condições para a instalação de empresas fornecedoras da Suzano, a exemplo da Air Liquide e Eka Chemical, que também receberam incentivos do ProMaranhão. Já a Metso adquiriu lote no Distrito Industrial de Imperatriz. O Estado também promoveu dois encontros de negócios entre a Suzano e as empresas maranhenses, em 2010 e 2011, por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).

A fábrica da Suzano, informa ainda o governo do Maranhão, integra um total de 55 grandes empreendimentos que entraram em operação no estado desde 2009. Juntos, somam R$ 59,3 bilhões em investimentos privados. Mais de 100 mil empregos diretos foram gerados nas fases de implantação e de operação desses projetos.

A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal, controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano. Investe no setor de papel e celulose há 90 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui seis unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz, no Maranhão. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação