Economia

Estudo indica que máfia calabresa arrecada mais que o McDonald's

Uma série de documentos emitidos pelo ministério italiano do Interior, a polícia, a Comissão parlamentar anti-Máfia e a Direcção de Investigações anti-Máfia contribuíram para o estudo

Agência France-Presse
postado em 26/03/2014 14:37
Com um volume de negócios de 53 bilhões de euros no ano de 2013, a ;Ndrangheta, a máfia calabresa, movimentou quase tanto dinheiro quanto o banco Deutsche Bank e o McDonald;s reunidos, revela um instituto de estatísticas italiano em um estudo publicado nesta quarta-feira (26/3).

A pesquisa, realizada pelo Instituto Demoskopika, detalha as diferentes fontes de renda da ;Ndrangheta, indicando que elas representam, em conjunto, 3,5% do PIB italiano.

A elaboração deste estudo foi possível graças à análise de uma série de documentos emitidos pelo ministério italiano do Interior, a polícia, a Comissão parlamentar anti-Máfia e a Direcção de Investigações anti-Máfia.

Entre as atividades criminosas mais rentáveis estão o tráfico de drogas, com 24,2 bilhões de euros gerados, e o setor de reciclagem ilegal, com 19,6 bilhões.

Em menor medida, a máfia calabresa também ganha dinheiro através de extorsão e usura (2,9 bilhões de euros), do desvio de fundos públicos (2,4 bilhões) e jogos de azar (1,3 bilhão).



A venda de armas, a prostituição, a falsificação de documentos e a imigração ilegal também contribuem, sem nunca ultrapassar os um bilhão de euros. Durante uma visita nesta quarta-feira na Calabria, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi enfatizou a responsabilidade das gerações mais jovens.

"Há aqui um verdadeiro problema de criminalidade, e vocês são o ponto de partida para a luta contra ele", disse o jovem chefe de governo, de 39 anos, a estudantes.

Presente em 30 países, incluindo Austrália, Alemanha, Togo e Tailândia, a ;Ndrangheta conta com cerca de 50.000 "membros", distribuídos em 380 grupos ativos, de acordo com o estudo da Demoskopika.

A Calábria, região desfavorecida do sul da Itália, é o reduto da ;Ndrangheta, que agora é considerada a mais perigosa e a mais poderosa das quatro máfias italianas .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação