Economia

Conferência debate diretrizes do Plano de Economia Solidária do Rio

As políticas públicas de acesso a crédito integram o conjunto de diretrizes a serem debatidas na conferência

postado em 27/03/2014 16:07
Foi aberta nesta quinta-feira (27/3), no Rio de Janeiro, a 3; Conferência Municipal de Economia Solidária, preparatória para a conferência estadual sobre o mesmo tema, programada para maio próximo, e para a conferência nacional (Conaes), prevista para novembro deste ano. O evento resulta de parceria com o Fórum Municipal de Economia Solidária.

Leia mais notícias em Economia


O Secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário (Sedes) da prefeitura, Vinicius Assumpção, disse à Agência Brasil que a conferência tem a função de apresentar as diretrizes do Plano Municipal de Economia Solidária.

As políticas públicas de acesso a crédito, pelo pequeno empreendedor, integram o conjunto de diretrizes a serem debatidas na conferência, que prossegue até amanhã (28), bem como as garantias de participação dos micro e pequenos empreendedores, em condições de igualdade, nos pregões públicos e nas compras governamentais.

[SAIBAMAIS];Nós estamos discutindo o fomento, para poder melhorar a questão da economia solidária em todo o município do Rio de Janeiro. Como o poder público pode melhorar a sua atuação para que a gente possa empoderar esses empreendedores;, disse Vinicius. Todo o trabalho será desenvolvido dentro da lógica da economia solidária, ;que é a lógica do cooperativismo, de se criar e colocar esses empreendimentos em rede;, destacou.

Atualmente, a capital fluminense tem dez redes na área da economia solidária. ;A gente pega os empreendedores daquela região, faz eles conversarem entre si e aí eles formam essa rede, trocam informações, fazem ações conjuntas;. Dessa forma, acabam participando do Circuito Carioca de Economia Solidária, que ocorre nas praças da cidade, envolvendo atividades como comércio e artesanato.

O secretário trabalha para integrar as ações da Sedes com as ações das demais áreas do governo municipal. Uma das ideias, segundo ele, é levar as feiras de economia solidária para dentro dos polos gastronômicos. ;Nós estamos querendo pegar todas as ações que a prefeitura tem, e fazer com que as ações possam potencializar os empreendedores;, concluiu.

Participam da conferência representantes de diferentes setores e segmentos organizados, com a meta de construir políticas públicas de geração de trabalho, renda e desenvolvimento local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação