Economia

Sucesso de emissão na Europa mostra força da economia brasileira

Segundo o secretário do Tesouro Nacional, o fato de o Tesouro ter captado os recursos com juros baixos indica que o Brasil continua atrativo para os aplicadores estrangeiros

postado em 27/03/2014 17:30
A captação de 1 bilhão de euros, feita nesta quinta-feira (27/3) pelo governo brasileiro, mostra a confiança dos investidores internacionais na economia do país, disse o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. Segundo ele, o fato de o Tesouro ter captado os recursos com juros baixos indica que o Brasil continua atrativo para os aplicadores estrangeiros, apesar do rebaixamento da nota do país pela agência de classificação de risco Standard & Poor;s no início da semana.

;A emissão mostra a força dos fundamentos da economia brasileira. Indica a visão de confiança do mercado internacional em relação ao país;, afirmou o secretário. Ele ressaltou que o resultado ajudará as empresas brasileiras a captar recursos no mercado europeu com juros mais baixos.

Leia mais notícias em Economia


Na operação de hoje, o Tesouro Nacional captou 1 bilhão de euros em títulos de sete anos com juros de 2,961% ao ano. A taxa é bem inferior à de 5,448% ao ano registrada na última vez em que o governo brasileiro emitiu títulos em euro, em janeiro de 2006.

[SAIBAMAIS]Nas emissões externas, o governo pega dinheiro emprestado dos investidores internacionais por meio do lançamento de títulos da dívida externa com o compromisso de devolver os recursos com juros.Taxas menores de juros indicam menor grau de desconfiança dos investidores de que o Brasil não conseguirá pagar a dívida.

O secretário informou que o Tesouro Nacional estuda fazer uma emissão em iene, no mercado japonês. Ele negou que a decisão do Tesouro de fazer um lançamento de títulos em euros nesta quinta-feira tenha sido motivada pelo corte da nota do governo brasileiro pela Standard & Poor;s. ;A captação estava prevista desde o anúncio do Plano Anual de Financiamento [no fim de janeiro]. Não mudamos o cronograma por causa desse evento [o rebaixamento do Brasil];, reiterou.

Segundo Augustin, o Tesouro optou por emitir títulos de sete anos porque esse é o mercado mais usado pelas empresas brasileiras que captam recursos na Europa. Na última operação do tipo, em 2006, o governo brasileiro havia lançado papéis de nove anos em euro. ;Da mesma forma que o mercado mais tradicional das emissões em dólar são de títulos de dez anos, no mercado em euro, a maioria das captações se dá em sete anos;, explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação