Economia

Azevêdo: discussões para avanços após acordo de Bali já começaram

O diretor da OMC disse que visitou recentemente a Índia, Europa e os Estados Unidos, e sentiu que há "grande nível de apoio"

postado em 27/03/2014 19:13
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, disse nesta quinta-feira (27/3) que as discussões para avançar na Rodada de Doha - após o acordo comercial de Bali, na Indonésia - já começaram. ;Em Genebra, estamos conversando, aquecendo as turbinas. O Acordo de Bali não trata de todos os temas da Rodada de Doha. Há todo um leque de assuntos que voltam para a mesa, inclusive os temas agrícolas;, declarou, em audiência pública conjunta, no Senado, das comissões de Assuntos Econômicos, Relações Exteriores e Agricultura, na qual respondeu a questionamentos dos senadores.

Leia mais notícias em Economia

O diretor da OMC disse que visitou recentemente a Índia, Europa e os Estados Unidos, e sentiu que há ;grande nível de apoio;, à continuidade das negociações. Ele ressaltou também que os subsídios agrícolas, incentivos concedidos pelos países para os produtores a fim de tornar os produtos mais competitivos, ;muito provavelmente; estarão na pauta de uma nova rodada de discussões. ;[Os subsídios] têm um potencial enorme de distorção, que pode prejudicar o comércio de outros países;, destacou. Os serviços e os produtos industriais também são parte da agenda da Rodada de Doha.

[SAIBAMAIS]Celebrado em dezembro de 2013, o Acordo de Bali foi a primeira negociação comercial global fechada pela OMC após um período de quase 20 anos sem avanços. ;Sem dúvida [o Acordo de Bali] interessa muito ao Brasil, significa mais negócios para as empresas brasileiras. [Deve] reduzir os custos de comércio [internacional] em torno de 13% a 15%;, destacou Azevêdo.

Ele também comentou possíveis impactos de acordos regionais para negociações multilaterais, como as conduzidas pela OMC. ;É importante lembrar que acordos preferenciais não são novidade, sempre existiram. A diferença é que, nos últimos anos, avançaram, e as negociações entre os 160 membros da OMC continuaram paralisadas. Eu não vejo nenhuma ameaça. Acho que são coisas que se complementam. As regras [do comércio internacional] preveem esses acordos e os disciplinam;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação