Economia

Relatório de inflação prevê que conta de luz deve subir 9,5% este ano

Até fevereiro, a previsão do BC era de alta de 7,5% até dezembro

postado em 28/03/2014 08:47
O brasileiro vai devolver ao governo, por meio de uma tarifa de energia mais cara, praticamente metade do desconto recebido, em 2013, na conta de luz. A previsão do Banco Central (BC) é de que os preços da eletricidade subam, em média, 9,5% este ano, diminuindo em quase 50% o corte efetivo de 20% anunciado pela presidente Dilma Rousseff. Até fevereiro, a previsão do BC era de alta de 7,5% até dezembro.

A estimativa consta do mais recente Relatório de Inflação da instituição, que traz previsões e análises para o comportamento da economia e dos preços de produtos e serviços. Ao comentar os números, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, reiterou se tratar apenas de estimativa, e não de uma antecipação do reajuste. ;Estamos com projeção para aumento da energia, mas isso não é uma promessa;, disse.



O próprio Ministério de Minas e Energia (MME) tem declarado que as previsões feitas pelo Banco Central devem ser vistas como indicadores de referência e não como certezas, ressaltando que os reajustes nas contas de luz são definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dentro da programação de revisão tarifária, cujos índices e datas de aplicação são individualizados para cada distribuidora de eletricidade.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação