Economia

Mantega mantém previsão de crescimento do PIB superior a 2,3%

O ministro afastou o risco de um abalo na economia brasileira

postado em 28/03/2014 13:56
O ministro Guido Mantega fez há pouco projeção otimista do desempenho da economia brasileira, manifestando a expectativa de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), este ano, superior ao obtido no ano passado (2,3%), ao falar a um grupo de estudantes em aula inaugural da Escola de Economia de São Paulo (EESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ele foi homenageado pelos estudantes por ter completado oito anos ininterruptos no cargo, tornando-se o titular da pasta que ficou mais tempo na função. ;Não é uma recuperação tão forte. Ainda existem problemas de transição, mas existe uma luz no fim do túnel;, disse ele.


[SAIBAMAIS]Mantega também afastou riscos de um abalo na economia, citando que o país conseguiu driblar os efeitos da crise internacional de 2008 por ter tido a chance de recorrer às boas reservas internacionais do período em US$ 200 bilhões, volume que subiu para US$ 377 bilhões, e de manter para este ano a previsão de superávit primário na faixa de 1,9% do PIB.

O ministro também sinalizou que a inflação, embora afetada por questões momentaneas como o aumento de preços dos alimentos, deverá atingir a meta esperada pelo governo. Ele também rebateu críticas de análises pessimistas, dizendo que nos últimos lançamentos de títulos no mercado futuro, o país tem obtido boa aceitação, o que demonstra confiança dos investidores estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação