Economia

UE impõe multas de EUR 300 milhões a fabricantes de cabos elétricos

A multa foi dada por formação de cartel a produtores de cabos elétricos de alta tensão

Agência France-Presse
postado em 02/04/2014 09:52
Bruxelas - A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira multas de mais de 300 milhões de euros (US$ 400 milhões) por formação de cartel a produtores de cabos elétricos de alta tensão. Vários dos grandes produtores mundiais estão envolvidos, em particular o italiano Prysmian, o francês Nexans e os japoneses Viscas e JPS, segundo um comunicado da Comissão.

O caso também envolve o banco americano Goldman Sachs, ex-proprietário do Prysmian. "A partir de 1999 e durante quase 10 anos, as empresas dividiram os mercados e os clientes em escala mundial", afirma a Comissão.



"Participaram em acordos ilegais a maioria dos produtores mundiais de cabos elétricos de alta tensão, como ABB, Nexans, Prysmian (antes Pirelli), J-Power Systems (antes Sumitomo Electric e Hitachi Metals), VISCAS (antes Furukawa Electric e Fujikura), EXSYM (antes SWCC Showa e Mitsubishi Cable), Brugg, NKT, Silec (antes Safran), LS Cable e Taihan", destaca a comissão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação