Economia

População recebe pouco por imposto pago no país, indica pesquisa

Relatório do IBPT, que compara carga tributária e qualidade de vida em 30 países, mantém Brasil na última colocação como pior aplicador de recursos

postado em 04/04/2014 08:10
A constatação já é tão óbvia quanto revoltante: o Brasil continua sendo o país que pior aplica os tributos arrecadados. Os brasileiros são os que mais pagam impostos e, em contrapartida, os que têm os piores serviços públicos. Nessa quinta-feira (3/4), pela quinta vez, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) divulgou pesquisa que compara a carga tributária e a qualidade de vida em 30 nações. O resultado foi o de sempre.

Sem muitas surpresas, o Brasil amarga o último lugar do ranking, posição que ocupa desde a primeira edição do estudo. O Correio antecipou esse cenário em dezembro do ano passado (veja fac simile). À frente, com um retorno mais digno dos valores recolhidos, aparecem países como Uruguai e Argentina. ;E ainda falam que o Brasil é a locomotiva da América Latina, o líder do continente e não sei mais o quê. Como? De que forma?;, provoca o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.



[SAIBAMAIS]A pesquisa leva em conta dados oficiais referentes à arrecadação em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos 30 países com maior carga tributária. Os Estados Unidos, seguidos por Austrália, Coreia do Sul e Irlanda, estão entre os que melhor devolvem à população, em forma de bem-estar, o valor dos tributos. A Bélgica se destacou desta vez, após saltar do 25; para o 8; lugar.

O ano base da pesquisa divulgada ontem é 2012, mas o IBPT começou a trabalhar com os números do ano passado e é quase certo que o Brasil não deixe a constrangedora colocação atual. ;A verdade é que nosso IDH está estacionado, e a carga tributária não para de crescer;, diz Olenike. ;Da maneira como as coisas andam, é muito difícil que o Brasil deixe a última posição do ranking a curto prazo. Não é pessimismo, são os números;, emenda o tributarista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação