Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Produção de veículos apresenta queda de 3,6% em março, segundo Anfavea Na comparação com março de 2013, a queda foi mais acentuada: 17,6%

Agência Brasil

Publicação: 04/04/2014 16:51 Atualização:

A produção nacional de veículos caiu 3,6% em março, comparado ao mês anterior. Diminuiu de 281,5 mil veículos, em fevereiro, para 271,2 mil. Em março, a produção caiu em todos os segmentos de veículos em relação a fevereiro, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (4/4) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Na comparação com março de 2013, a queda foi mais acentuada: 17,6%. No trimestre, a produção teve baixa de 8,4%, com 789,8 mil unidades produzidas neste ano.

As vendas de veículos novos também caíram no período, passando de 259,3 mil unidades, em fevereiro, para 240,8 mil em março - queda de 7,6%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a queda foi 15,2%. Nos primeiros três meses do ano foram vendidas 812,8 mil unidades, com redução de 2,1% em relação a igual período de 2013.

Leia mais notícias em Economia

Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, três fatores explicam o resultado de março: “Precisamos lembrar que em 2013 passamos por um momento de expectativa de aumento de IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] em março, que acabou sendo adiado no fim daquele mês. Além disso, tivemos, neste ano, aumento de preço, em razão da elevação do IPI e da introdução de airbag e [de freios] ABS nos veículos leves. Por último, tivemos ainda dois dias úteis a menos, em função do feriado de carnaval”.

Os dados revelaram queda também nas exportações, que baixaram de 28,8 mil unidades, em fevereiro deste ano, para 23,4 mil em março, com recuo de 18,8%. Na relação com março de 2013 a redução chegou a 46,2%.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas