Economia

Economia da Grécia caminha na 'direção correta', afirma Lagarde

A primeira emissão de dívida grega em quatro anos teve nesta quinta-feira mais êxito que o esperado

Agência France-Presse
postado em 10/04/2014 13:03

A bem-sucedida colocação nesta quinta-feira (10/4) de dívida da Grécia mostra que sua economia caminha na direção correta, informou nesta quinta-feira a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional.

"Vemos a emissão que ocorreu hoje (quinta-feira), que recebeu um excesso maciço de solicitações, como indicação de que a Grécia caminha na direção correta", declarou Lagarde em uma coletiva de imprensa em Washington.

[SAIBAMAIS]"Ainda há muito a ser feito, o programa não acabou, mas há um claro sinal de que o retorno aos mercados, que claramente é um objetivo de qualquer programa do FMI, está no horizonte", acrescentou.


A primeira emissão de dívida grega em quatro anos teve nesta quinta-feira mais êxito que o esperado por Atenas entre os investidores estrangeiros, em um dia ofuscado, no entanto, por um atentado sem vítimas contra o Banco Central.

O país conseguiu captar 3 bilhões de euros em obrigações a cinco anos a uma taxa de juros de 4,75%, excelente para um país ainda classificado entre os valores especulativos.



A última emissão grega a cinco anos data de fevereiro de 2010, com uma taxa de juros de 6,1%. Desde então, o país só emitia bônus no curto prazo.

A Grécia foi a primeira vítima da crise da dívida na Eurozona, no fim de 2009. Ao não poder se financiar ante os credores privados, precisou recorrer a resgates internacionais da União Europeia (UE), do Banco Central Europeu (BCE) e do FMI, que somaram 240 bilhões de euros. Isso lhe permitiu evitar a quebra, que teria ameaçado a existência do próprio euro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação