Economia

Financiadores se reúnem em busca de novas soluções com a deflação da Europa

Segundo uma fonte europeia, os debates abordarão a normalização da política monetária e seus efeitos

Agência France-Presse
postado em 10/04/2014 13:42
Os grandes financiadores do mundo se reúnem nesta quinta-feira (10/4) em Washington em um clima tenso devido aos riscos de deflação na Europa, à tensão geopolítica na Ucrânia e aos temores de um crescimento fraco.

A agenda é, no entanto, menos sombria que o previsto pelos ministros das Finanças dos países emergentes e desenvolvidos do G20, que se reúnem na capital americana na noite desta quinta e na sexta-feira, à margem das assembleias anuais de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM).



Alimentadas pelo retorno progressivo à normalidade monetária nos Estados Unidos, as fugas de capitais que atingem certos países emergentes (Brasil, Turquia, Índia) parecem ter se acalmado.

Segundo uma fonte europeia, os debates abordarão a normalização da política monetária e seus efeitos, mas os temores de turbulências maiores nos mercados financeiros parecem se afastar no momento.

Outra fonte recorrente de preocupação, a Grécia, avança em sua recuperação econômica, ao captar nesta quinta-feira fundos nos mercados pela primeira vez em quatro anos, num momento em que a Eurozona se recupera moderadamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação