Economia

Rússia teria transferidos bilhões em ativos dos EUA para a Bélgica

A publicação explica, com base em informações de fontes do mercado, que os ativos em dólares da Rússia estão em contas europeias

Agência France-Presse
postado em 10/04/2014 13:46
A Rússia teria transferido bilhões de dólares em ativos dos Estados Unidos para a Bélgica para se proteger um eventual embargo americano, informou nesta quinta-feira (10/4) o jornal econômico belga L;Echo. A publicação explica, com base em informações de fontes do mercado, que os ativos em dólares da Rússia estão em contas europeias.

L;Echo recorda que, em março, foi registrada uma queda de 100 bilhões de dólares nos bônus do tesouro americano mantidos pelo Federal Reserve americano em contas de instituições estrangeiros. Para o jornal, o Banco Central da Rússia, que tinha em janeiro 130 bilhões de dólares em títulos da dívida americana, é o principal suspeito.

Mas estes títulos não foram alvo de uma venda em massa, já que isso teria se traduzido por uma alta dos rendimentos no mercado de taxas. O L;Echo se foca no papel da Euroclear, de Bruxelas, um dos depositários dos títulos com a Clearstream, de Luxemburgo.



"Segundo os atores do mercado, a probabilidade de que a instituição monetária moscovita tenha girado uma parte de seus ativos americanos para a Euroclear é mais que possível, ou seja, evidente", escreve o jornal, que não conseguiu obter comentários por parte da Euroclear.

Para o jornal, se esta hipótese for confirmada, seria uma estratégia legal por parte da Rússia para proteger-se contra um eventual embargo por parte dos Estados Unidos em relação aos bens russos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação