Economia

Cai confiança dos empresários da indústria na economia do Brasil

O índice caiu 3,3 pontos percentuais em abril, na comparação com março, e ficou em 49,2 pontos, o menor valor em cinco anos

Agência France-Presse
postado em 15/04/2014 13:51
O Índice de Confiança do Empresário Industrial caiu 3,3 pontos percentuais em abril, na comparação com março, e ficou em 49,2 pontos, o menor valor em cinco anos. A expectativa para os próximos seis meses é otimista e o Icei deve ficar em 53,3 pontos ; ultrapassando a linha divisória dos 50 pontos. O índice é calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A explicação para esse fato, segundo o gerente de Política Econômica da confederação, Flávio Castelo Branco é que ;a expectativa do empresário é pessimista quando considera a economia como um todo e do ambiente em que a sua empresa opera. Porém, em relação ao seu próprio negócio, o pessimismo é menos intenso para os próximos seis meses, embora ele possa vir a ser contaminado por uma deterioração da situação;.

Sobre as possíveis causas da queda de confiança de março para abril, registrada pelo Icei, Castelo Branco disse que a pesquisa consta apenas de ;quatro perguntas objetivas sobre a situação do momento e a expectativa para os próximos seis meses, não sendo possível, por isso, com base nos resultados apurados, apontar as razões do pessimismo dos industriais com a economia do país.



[SAIBAMAIS]A pesquisa do Icei foi realizada entre 1; e 10 de abril, ouvindo 2.346 empresas de todo o país, sendo 889 de pequeno porte, 901 de médio porte e 556 grandes empresas. Em relação a abril de 2013, o recuo foi ainda maior (6,2 pontos) do que em relação a março último. O índice varia de zero a 100 pontos e quando fica acima dos 50 pontos indica que os empresários estão confiantes na economia. Abaixo, revela pessimismo da categoria.

Segundo a pesquisa da CNI, "a falta de confiança desestimula o investimento e sinaliza que a indústria permanecerá com dificuldades para reencontrar o caminho de uma recuperação sustentada". Por porte de empresas, a falta de confiança foi generalizada, atingindo mais as pequenas (48,7 pontos) e as médias (48,6 pontos) e ficando mais próxima da linha divisória dos 50 pontos (49,8 pontos) entre as grandes empresas.

Os dados revelam ainda que, ;a queda na confiança atingiu todos os segmentos industriais abrangidos pela pesquisa;. Embora positiva, por estar acima dos 50 pontos, é baixa a confiança da indústria da construção em abril (50,9 pontos, contra 53 pontos em março). A indústria de transformação, mostra "quadro claro" de falta de confiança, com índice de 48,2 pontos.

A CNI aponta que o Icei de 23 dos 27 setores da indústria de transformação está abaixo da linha divisória dos 50 pontos e seis deles (veículos automotores, outros equipamentos de transporte, como aviões, navios e trens, máquinas e materiais elétricos, couros e artefatos, madeira e borracha) registram índices inferiores a 45 pontos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação