Economia

Apesar de acordo, operários do Parque Olímpico não voltaram ao trabalho

De manhã, centenas de operários fizeram um protesto na porta do canteiro de obras e chegaram a interditar Avenida em Jacarepaguá

postado em 16/04/2014 16:44
Os trabalhadores do Parque Olímpico Rio 2016, em Jacarepaguá, que estão em greve desde o dia 3 deste mês, não trabalharam nesta quarta-feira (16/4), apesar do acordo firmado na tarde de ontem (15/4), em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RJ). De manhã, centenas de operários fizeram um protesto na porta do canteiro de obras e chegaram a interditar a Avenida Embaixador Abelardo Bueno, importante via da região, por alguns minutos.

[SAIBAMAIS]De acordo com o Consórcio Rio Mais, formado pelas construtoras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken, responsável pela construção de parte do parque, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio) orientou os trabalhadores a interromper as atividades. Segundo o consórcio, na audiência de ontem, da qual participaram representantes do sindicato e de trabalhadores, ficou acordado que o benefício de alimentação seria reajustado, retroativamente a março, para R$ 200 mensais, caso os trabalhos voltassem ao trabalho.


A Rio Mais reafirmou que já cumpre a convenção coletiva de trabalho firmada em 25 de março, que estabelece reajustes salariais escalonados de 9% a 10%, dependendo da função.

O Sintraconst negou que tenha convencido operários a paralisar os trabalhos e alegou que um engenheiro da obra mandou os funcionários embora, dizendo que os cantineiros haviam sido liberados e que não haveria almoço. A assessoria do sindicato informou que o ato de protesto desta manhã foi contra o fato dos trabalhadores terem sido impedidos de trabalhar.

Na semana passada o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que aumentaria o controle sobre a organização dos Jogos, os devido a atrasos e problemas nos preparativos da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação