Economia

Rombo nas contas externas chega a 6,2 bilhões de dólares em março

O saldo entre gastos de turistas estrangeiros aqui e de brasileiros lá fora ficou em U$ 1,3 bilhão em março

postado em 25/04/2014 10:50
As trocas comerciais e financeiras do Brasil com o mundo ficaram no vermelho em março, quando o saldo das transações correntes registrou deficit de U$ 6,2 bilhões. Em 12 meses, o buraco já soma U$ 81,6 bilhões. Como proporção ao Produto Interno Bruto (PIB), o rombo nas contas públicas já engole 3,64% das riquezas produzidas por famílias e empresas.

Uma parte desse buraco tem sido alimentada pelos gastos ainda crescentes dos brasileiros em viagens ao exterior. O saldo entre gastos de turistas estrangeiros aqui e de brasileiros lá fora ficou negativo, em U$ 1,3 bilhão em março, alta de 3,1% sobre o mesmo período de 2013. Essa conta, porém, começa a diminuir, uma vez que as despesas dos brasileiros caíram 1,3% em março e os gastos de viajantes estrangeiros aqui subiram 10,7% no mesmo mês.



O Banco Central acredita que esta conta continuará negativa até o final do ano. Porém será em uma intensidade menor do que vinha ocorrendo em anos anteriores. Projeções da instituição dão conta que o rombo na conta de viagens será de U$ 18,5 bilhões em 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação